Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

Projeto Bairros de Maceió - Escola Estadual Rosalvo Ribeiro

Professoras: Eliziane Terêncio
                  Marli Santana Barros


ESCOLA ESTADUAL ROSALVO RIBEIRO
(extensão Santo Antônio)

PROJETO BAIRROS DE MACEIÓ

PÚBLICO ALVO: 4º ano e 5º ano do Ensino Fundamental

JUSTIFICATIVA:
A História de um povo está interligada com sua identidade. Para compreendermos o seu modo de ser, sua cultura, ou seja, o seu presente é necessário voltar ao passado. E isto é possível ao observar suas marcas nos registros em forma de documentos, filmes, músicas, fotografias, livros, arquitetura, entre outros, e desta forma preservar a memória de uma sociedade.
Neste sentido, este projeto surge com a necessidade de despertar em nossos alunos a importância de conhecer a nossa cultura, a qual é apresentada de forma diferenciada nos bairros de Maceió. Pois, cada bairro tem uma origem, uma história e podemos observar nas construções antigas e atuais, nas festas regionais, na mudança do meio ambiente, assim por diante.
Neste contexto, será realizado neste trabalho um resgate de nossa cultura, iniciando pelo bairro histórico de Bebedouro, no qual está inserida a nossa escola e que boa parte dos alunos reside. Em seguida, serão estudados outros bairros tais como: Jaraguá por estar situado o porto marítimo e também devido ser uma das versões do início de nossa cidade; Centro, onde está localizado o comércio e bem como, ser também a segunda versão da origem de Maceió; Trapiche da Barra em que se encontra o estádio de futebol, o ginásio de esportes, o Hospital Geral, entre outros destaques do bairro; Tabuleiro dos Martins, o qual se situa o Aeroporto, o Distrito Industrial e vários conjuntos residenciais; e os bairros de Farol, Bom Parto e os da orla marítima, por serem próximos a moradia dos alunos ou neles estão os locais de trabalho da família.
 Além destes fatores, percebemos a necessidade de inserir os nossos alunos ao letramento a um recurso muito necessário em nossa sociedade: a informática. Nossa proposta é que este projeto seja um ponto de partida deste saber, e consequentemente os nossos alunos adquiram a competência de utilizarem este mecanismo no seu cotidiano.


OBJETIVOS:
·       Conhecer a origem e suas características dos bairros de Maceió propostos neste projeto observando a sua origem, contrastando o passado e o presente diante da ação do homem.
·       Identificar os vestígios do passado por meio de fotografias, construções, monumentos, festejos, registros, entre outros.
·       Possibilitar aos alunos atividades na área da informática conduzindo-os ao letramento em nossa sociedade.
·       Trabalhar a linguagem da informática.
·       Desenvolver habilidades como a iniciativa a pesquisa, a reflexão, a criatividade, a oralidade, o trabalho coletivo, entre outros.


ÁREAS DO CONHECIMENTO
·       Língua Portuguesa
·       História
·       Geografia
·       Sociedade e Cultura

RECURSOS DIDÁTICOS:
·       Câmara fotográfica
·       Fotografias antigas
·       Slides de Maceió antigo
·       Cartões postais
·       Microcomputador
·       Programas de informática
·       Papel sulfite
·       Papel 40 kg
·       Marcadores permanentes
·       Lápis de cor
·       Tesouras
·        Cola
·       Fitas adesivas


ATIVIDADES:

1ª aula
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os bairros de Maceió a serem estudados e sobre informática. Solicitação de fotos antigas ou postais que apresentem os bairros de Maceió e entrevistar pessoas mais velhas sobre como era o bairro de Bebedouro e outros que tiveram convivência.

2ª aula
Socialização das entrevistas, fotografias e postais antigos. Exposição de slides (Maceió antigo).
Produção inicial de texto sobre dados coletados. Trabalho em dupla ou em trio.

3ª aula.
Produção de painel com fotografias ou postais dos bairros de Maceió. Trabalho em grupo.

4ª aula.
Levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre a informática.
Laboratório de informática. Utilização dos sites de busca (google, yahoo, cadê, entre outros) e conhecer e compreender o uso da wikpedia. Trabalho em dupla ou em trio.

4ª aula
Laboratório de Informática. Trabalho em dupla ou em trio. Conhecimento sobre os textos e hipertextos e seus objetivos. Digitação da primeira produção de texto e guardado na pasta criada pela equipe no microcomputador.

5ª aula.
Laboratório de Informática .Pesquisa em dupla ou trio nos sites sobre os bairros de Maceió descobrindo as diferenças sociais que existem neles. Dados das pesquisas guardados na pasta da equipe.

6ª aula.
Complementação da produção de texto da dupla ou trio com a pesquisa sobre os bairros com suas características (moradias, laser, classe social e comércio).

7ª aula.
Laboratório de Informática. Produção de hipertextos. Trabalho em equipe.

8ª aula
Culminância. Socialização dos trabalhos. Painel produzido no pátio da escola e as produções das equipes no Laboratório de informática.


AVALIAÇÃO:
A avaliação será inicialmente diagnóstica e em seguida formativa visando o avanço da aprendizagem dos alunos por meio da reflexão, do senso crítico, da escrita e da oralidade. Para atingir tais metas serão utilizados instrumentos avaliativos como a observação, o trabalho em grupo, a pesquisa e o registro.