Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

sábado, 11 de outubro de 2014

Sequência didática com o poema "As borboletas" de Vinícus de Morais

ESCOLA MUNICIPAL DOM MIGUEL FENELON CÂMARA

Público alvo: 1º ano A e B -2014
Professoras: Marli Santana e Silvania Maria Galdino

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O POEMA AS BORBOLETAS DE VINÍCIUS DE MORAIS

Apresentação do poema no papel 40 kg.

Leitura do poema – realizar a leitura várias vezes para memorizar o poema.

Fazer questionamentos sobre o poema:
1)      Enumerar os versos e fazer a leitura pelos números.
2)      Quantas palavras tem o verso nº ________
3)      Circular os nomes borboletas que aparecem no poema.
4)      Circular as cores e depois pintá-las com as cores correspondentes.
5)       Fazer a leitura coletiva e individual
6)      Identificar palavras no poema.
7)      Recitar o poema memorizado.
8)      Texto lacunado: completar as palavras que estão faltando nos versos.

Leitura do livro Usando as mãos de Michael Dahl.

Reconto oral.

Reprodução das borboletas: pintura com as mãos.

Música  As mãos cantada por Patati Patatá.

Texto fatiado individual – poema As borboletas e ilustrações.

Exposição dos trabalhos e socialização na escola.

Direitos de aprendizagem de leitura contemplados:

Ler textos (poemas,...) com autonomia.
Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a ser lidos pelo professor ou pelas crianças.
Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.

Direitos de aprendizagem de Arte contemplados:

Vivenciar  experiências educativas nas linguagens da dança, teatro, artes visuais e música.

Conhecer, vivenciar e interagir com materiais, [...] instrumentos e procedimentos variados em artes, experimentando-os de a utilizá-lo nos trabalhos pessoais e coletivos de criação artística.

Nenhum comentário: