Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

domingo, 6 de novembro de 2011

Atividade para paragrafação e pontuação

                             Cachorrinho Manco         ( Autor desconhecido)

Diante de uma vitrine atrativa, um menino pergunta o preço dos filhotes à venda. "Entre 30 e 50 reais", respondeu o dono da loja. O menino puxou uns trocados do bolso e disse:
             __ Eu só tenho  5 reais, mas eu posso ver os filhotes?
            O dono da loja sorriu e chamou  Lady, que veio correndo, seguida de cinco bolinhas de pelo. Um dos cachorrinhos vinha mais atrás, mancando de forma visível. Imediatamente o menino apontou aquele cachorrinho e perguntou:
__ O que é que há com ele?
O dono da loja explicou que o veterinário tinha examinado e descoberto que ele tinha um problema na junta do quadril, sempre mancaria e andaria devagar. O menino se animou e disse:
__ Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!
O dono da loja respondeu:
__ Não, você não vai querer comprar esse. Se você realmente quiser ficar com ele, eu lhe dou de presente.
O menino ficou transtornado e, olhando bem na cara do dono da loja, com o seu dedo apontado, disse:
__ Eu não quero que você o de para mim. Aquele cachorrinho vale tanto quanto qualquer um dos outros e eu vou pagar tudo. Na verdade, eu lhe dou  5 reais agora  e  5 reais por mês, até completar o preço total.
O dono da loja contestou:
__ Você não pode querer realmente comprar este cachorrinho. Ele nunca vai poder correr, pular e brincar com você e com os outros cachorrinhos.
            O  menino abaixou e puxou a perna esquerda da calça para cima, mostrando a sua perna com um aparelho para andar. Olhou bem para o dono da loja e respondeu:
            __ Bom, eu também não corro muito bem e o cachorrinho vai precisar de alguém que entenda isso.


ATIVIDADE REVISÃO ( Paragrafação e pontuação)

1-Quantos parágrafos existem neste texto? --------------------------------------------------

2-  Qual o objetivo no texto do(s):

a-       Travessão?-------------------------------------------------------------------------------------

b-       Dois pontos: ----------------------------------------------------------------------------------

c – Ponto de interrogação? -------------------------------------------------------------------------
d-  Ponto de exclamação? -----------------------------------------------------------------------------

3 – Pinte de AZUL os pontos nos finais das frases.

Quantos são eles no texto?-------------------------------

4 – Pinte de VERMELHO os pontos de interrogação .

Quantos você encontrou?----------------------------------------------

5- Pinte de AMARELO os pontos de exclamação. 

 Quantos são neste texto?---------------------------------------------------

2 comentários:

Unknown disse...

Estou passando por materiais didáticos e encontrei o seu. Posso aproveitar com meus alunos, adequando à realidade!?
Obri Isabel Balzan

Unknown disse...

Oi, Isabel!!
É claro que sim. O objetivo é compartilhar experiências e assim facilitar nosso trabalho pedagógico.
Creio que a sua meta como a minha é ajudar nosso alunado.

Um abraço.

Marli Santana.