Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pontos positivos e negativos do projeto Bairros de Maceió - Escola Estadual Rosalvo Ribeiro

A atividade Projeto Bairros de Maceió realizada na Escola Estadual Rosalvo Ribeiro com o 4º ano A e 5º ano A foi bem enriquecedora por um lado para nós como profissionais na Educação, pois deu margem a buscar alternativas diante das adversidades, e por outro lado aos alunos por proporcionar mecanismos de aprendizagens diferenciados, apesar de serem limitados em alguns aspectos.
No entanto, acreditamos que despertamos a curiosidade dos alunos ao observar ao seu redor marcas do passado, quer que sejam nas construções em detalhes em sua arquitetura quer nos depoimentos da geração mais antiga que viveu esta história. Dessa forma, desenvolver um outra escuta ao ouvir relatos do passado da geração mais velha, e bem como outro olhar sobre o que resta em seu meio como marcas da nossa história. Sabemos que não foram desenvolvidas plenamente estas habilidades, mas foi “um ponta pé” inicial destas competências que devem ser utilizadas no seu cotidiano e também em sua vida acadêmica.
Outro aspecto que acreditamos que eles entenderam é que o passado está presente nos dias atuais e que em alguns anos nós faremos parte do passado. O que admiramos ou estranhamos hoje nos elementos do passado, amanhã, ou seja, anos à frente também serão analisados da mesma forma. Isto foi bem destacado na fala da professora que apresentou os slides e cartões postais de Maceió antigo e que ao socializarmos os trabalhos este tema veio à tona por parte dos alunos.
Percebemos que ao término deste projeto houve vários pontos positivos. Por exemplo, aqueles alunos que não usam a informática em seu dia-a-dia ficaram motivados a fazer uso deste instrumento. O trabalho em grupo foi outro mecanismo que proporcionou uma maior integração dos alunos, até aqueles que eram dispersos se envolveram bem. Este tipo de atividade é importante, pois permite aos alunos a aprender e a aceitar as diferenças, a compartilhar idéias e opiniões, habilidades estas que são necessárias ao viver em uma comunidade. Outro aspecto foi à socialização dos trabalhos que abriu espaço para desenvolver a oralidade, ou seja, a se expressar em público, competência esta necessária tanto na escola quanto em outras áreas de nossa sociedade.
Uma das dificuldades encontradas neste trabalho foi o tempo curto para explorarmos o projeto, devido à greve da rede de ensino estadual e em conseqüência o acúmulo de atividades a cumprir. Outro obstáculo foi o de não conseguirmos conduzir nossos alunos no laboratório de informática, uma vez que não foi instalada a Internet contornamos esta situação por sugerirmos pesquisarem na Lan House, o que eles fizeram prontamente, que por fim vimos como algo positivo.
Por fim, o trabalho coletivo entre profissionais foi um intercâmbio muito bom, pois houve a troca de experiências, o encorajamento diante das dificuldades que percorremos no caminho deste trabalho. Com certeza estas situações estreitaram a nossa amizade e o nosso companheirismo que vão além do nosso local de trabalho e entram na nossa vida pessoal.

Um comentário:

Unknown disse...

Pretende fazer novamente o projeto Bairros de Maceió ?
bairrosdemaceio@gmail.com (José Ademir)